Configurando o PrestaShop para o Público Brasileiro

Nesse artigo daremos dicas de módulos e configurações que te ajudarão a obter o melhor resultado considerando uma instalação limpa do PrestaShop, sem nenhuma personalização realizada. Utilizaremos como base a versão mais recente lançada até o momento, 1.7.8.2, mas essas dicas valerão para todas as subversões do PrestaShop 1.7.

Por Caio

O PrestaShop é uma plataforma excelente. Ele é rápido, estável e seguro, altamente personalizável e, o que é melhor, grátis. Contudo, ele é desenvolvido na França, e não foi feito tendo em mente o mercado brasileiro, que possui uma série de particularidades e necessidades específicas não implementadas na plataforma.

Nesse artigo daremos dicas de módulos e configurações que te ajudarão a obter o melhor resultado considerando uma instalação limpa do PrestaShop, sem nenhuma personalização realizada. Utilizaremos como base a versão mais recente lançada até o momento, 1.7.8.2, mas essas dicas valerão para todas as subversões do PrestaShop 1.7.

Instalação

Embora esse tutorial tenha por objetivo tratar das configurações de uma loja já instalada, abordaremos aqui algumas dicas essenciais para você seguir na instalação de seu PrestaShop.

Inicialmente, é preciso verificar se a hospedagem contratada atende aos requisitos mínimos da plataforma. O PrestaShop é bastante leve, e praticamente qualquer provedor de hospedagem será adequado para a instalação de uma loja de pouco tráfego, mas recomendamos sempre a utilização de hospedagem de empresas especializadas na plataforma. Isso se deve ao fato de alguns provedores de hospedagem não permitirem a instalação de extensões do PHP necessárias para o funcionamento de determinados módulos, o que pode provocar a necessidade da migração de sua loja para outra hospedagem depois que ela já estiver operando.

Ainda, algumas hospedagens disponibilizam instaladores automáticos para o PrestaShop. Há alguns muito bons, como o Softaculous, mas é preciso tomar cuidado: não há meios de garantir que você está recebendo um PrestaShop "puro" (sem alterações, bem ou mal intencionadas) se você utilizar um instalador automático. Assim, é preciso se atentar a contrata apenas hospedagens de empresas com boa reputação no mercado.

Aproveite e confira os planos de hospedagem compartilhada e hospedagem VPS da AGTI.

Tema

Outro aspecto a ser levado em consideração é o tema a ser usado em sua loja. O PrestaShop permite que você instale temas novos em poucos cliques, alterando toda a aparência da sua loja. Há, inclusive, uma loja oficial de temas na Addons.

É preciso ter alguns cuidados, contudo, ao adquirir um tema. Muitos temas possuem uma página de demonstração bastante vistosa, mas quando você deseja alterar um componente básico desse layout padrão descobre que precisa manipular diretamente linguagem de programação HTML, pois o tema não possui ferramentas gráficas para a sua edição.

Ainda, o tema possui impacto direto no tempo de carregamento de sua loja. É recomendável que você sempre execute testes de perfomance em na página de demonstração do tema, bem como testes de métricas de experiência do usuário, antes realizar a aquisição do mesmo.

Se você possui conhecimentos de programação, uma alternativa interessante e, possivelmente mais barata, é tomar como base o tema padrão do PrestaShop e contratar uma agência para realizar algumas personalizações para deixá-lo com uma cara mais próxima ao seu negócio. Ainda, é possível modificá-lo por completo para ter resultados incríveis! Vale lembrar: quanto mais específico e personalizado for o seu tema, maior o risco de ele apresentar incompatibilidades com módulos que você futuramente deseje adicionar à sua loja.

Configurações

Aqui vamos abordar algumas configurações que você deve realizar em sua loja para torná-la mais adequada ao público brasileiro.

Desempenho

Inicialmente, trataremos de configurações referentes ao tempo de carregamento de sua loja. No menu de Desempenho recomendamos utilizar as seguintes configurações:

  1. Compilação do Template - Recompilar templates se os arquivos forem alterados. Não há diferenças significativas de performance se você utilizar a opção "Nunca recompilar os arquivos de template", e ela pode causar dificuldades na instalação de alguns módulos.
  2. Cache - SIM. Isso fará com que o PrestaShop realize menos consultas de banco de dados, aproveitando consultas iguais que já foram realizadas anteriormente.
  3. Cache inteligente para CSS - SIM. Isso fará com que todos os arquivos CSS necessários para a exibição de cada página de sua loja sejam enviados ao cliente em um único arquivo, diminuindo a quantidade de arquvios que seu cliente precisa baixar ao acessar a sua loja.
  4. Cache inteligente para JavaScript - SIM. Semelhante à opção acima.

Usabilidade

As configurações abaixo permitirão que você aproveite o máximo do seu PrestaShop.

  1. No menu Parâmetros Avançados -> Administração, costumamos manter a opção Verificar o endereço IP no cookie como NÃO. Isso é necessário se a sua loja utilizar algum proxy como o CloudFlare, ou você não conseguirá permanecer logado em sua loja.
  2. No menu Parâmetros Avançados -> E-mail, recomendamos que você utilize o disparo de e-mails utilizando o modo SMTP. O suporte de sua hospedagem poderá te auxiliar informando os parâmetros de configuração a serem informados nesse local. O modo /usr/sbin/sendmail pode apresentar erros em alguns provedores de hospedagem, causando lentidão no fechamento dos pedidos e impedindo o disparo de e-mails que partem de sua loja.
  3. No menu Parâmetros Avançados -> Busca, no painel Indexação, recomendamos que você configure a tarefa CRON conforme instruído, ou a busca dos produtos pode não funcionar corretamente na sua loja.
  4. No menu Parâmetros da Loja -> Geral, você deve ativar o modo SSL em todas as páginas de sua loja. Os principais provedores de hospedagem já oferecem certificados SSL gratuitos.
  5. No menu Internacional -> Localização -> Idiomas, você deve configurar os formatos de data para d-m-Y e d-m-Y H:i:s (formato completo) para que as datas sejam apresentadas da forma correta.
  6. No menu Internacional -> Taxas, recomendamos desativar os impostos, pois o PrestaShop não é compatível com o modo de tributação utilizado no Brasil.

Módulos

Aqui as configurações são mais como guias gerais. Recomendamos revisar cada um dos módulos que são habilitados por padrão no PrestaShop, especialmente se você tiver utilizado um instalador automático. Você deve desinstalar todos os módulos que não forem necessários para a sua loja, pois isso pode trazer ganhos significativos de performance na sua loja.

Além disso, alguns módulos são essenciais para a sua loja, exceto em alguns segmentos muito específicos. Segue abaixo uma relação de módulos que consideramos essenciais:

Módulo para cadastro

O PrestaShop possui algumas deficiências em seu formulário de cadastro para o público brasileiro. Ele não possui campos para CPF/CNPJ no cadastro do cliente, impossibilitando a emissão de Notas Fiscais. Além disso, a maior parte dos meios de pagamento e transportadoras exigem que seja informado o CPF/CNPJ do cliente para que possam operar.

Outra limitação é que não há opção para o cliente informar o seu número de telefone em seu cadastro pessoal; apenas no endereço. Ainda, a loja não possui um campo dedicado para o número da casa do cliente. Ele precisa informar o número do endereço no mesmo campo em que informa o nome da rua. Isso faz com que alguns clientes simplesmente se esqueçam de digitar o número de suas casas, trazendo transtornos de todos os tipos. 

Há diversas opções de módulos no mercado, e a AGTI possui um módulo gratuito para a inserção do campo de CPF e também o número do endereço em sua loja. O mesmo módulo pode ser usado para incluir o campo de CNPJ, mas nesse caso é preciso adquirir uma licença. Caso adquira uma licença você também pode suprir todas as demais limitações mencionadas acima.

Módulo para Transportadoras

A menos que a sua loja ofereça produtos digitais ou serviços, ela precisará de alguma forma de fazer os produtos chegarem até seus clientes, o que passa pela utilização de módulos de transportadoras.

Há uma enorme variedade de módulos de transportadora, alguns pagos e outros gratuitos. Alguns são adequados para entregas locais, e outros para integrações com transportadoras.

Como aqui há uma grande variedade de módulos, você pode conferir a relação de módulos de transportadoras da AGTI bem como verificar as opções disponíveis em outras agências e lojas de módulo.

Módulo para Pagamento

O PrestaShop nativo não possui integração com nenhum gateway de pagamento específico. Isso significa que você precisa adicionar um módulo de pagamento em sua loja se desejar que o pagamento seja processado de forma automática.

Aqui também há uma grande variedade de opções disponíveis. Alguns meios de pagamento possuem módulos oficiais e gratuitos, enquanto outros possuem parcerias com agências para desenvolvê-los. A recomendação aqui é encontrar um equilíbrio o meio de pagamento que te oferecer as melhores condições do mercado e o melhor módulo de pagamento que você encontrar no mercado.

Recomendamos que escolha um módulo de pagamento com boa taxa de aprovação e cobertura contra fraudes, e que seja transparente ao usuário final. Estudos mostram que a taxa de conversão de sua loja pode aumentar em até 30% se você utilizar um módulo de pagamento transparente.

A AGTI possui uma integração gratuita com a YaPay, que oferece condições especiais a todos os clientes que utilizarem a nossa integração.

Tradução

Embora o PrestaShop já seja traduzido para o Português, algumas traduções estão incompletas ou incorretas.

A maior parte do conteúdo de sua loja pode ser traduzido pelo menu Internacional -> Traduções: traduções de temas, módulos e e-mails podem todas ser feitas nesse local. Contudo, traduções de menu alguns outros itens devem ser feitas diretamente no banco de dados por profissionais qualificados. Não recomendamos que você realize nenhuma operação de Banco de Dados se não souber exatamente o que está fazendo, pois isso pode provocar até mesmo a inutilização completa da sua loja.

Se mesmo após ler este artigo você ainda precisar de ajuda para configurar a sua plataforma, fique à vontade em nos procurar e enviaremos uma proposta para te auxiliar.

Comentários (0)

Você